hoje já não sou mais tão radical (só sobre esse assunto, que fique bem claro).mas continuo achando que o conceito que a gente pode fazer disso é muito relativo.
conheço pessoas que evitam certas palavras, que não se permitem sentir raiva ou tristeza, que evitam a companhia de algumas pessoas, tudo em nome desse tal "pensamento positivo".
é claro que eu sei que pensar que as coisas podem dar certo é melhor do que pensar que elas vão dar errado.na pior das das hipóteses, evita mau humor e rugas. sem contar que teve um sábio oriental desses aí que disse uma coisa que é verdade: "atenção ao que vc pensa, está na raiz do que vc faz". ou seja, se vc pensa em fazer tudo pra dar certo, vc vai fazer exatamente isso. mas daí a diminuir meu vocabulário ou me proibir de sentir raiva qd tenho razões pra isso e de chorar dores verdadeiras...vai uma grande distância.
(aliás, falando em sábios chineses, qq dia desses conto aqui uma história hilária que envolve o Confúcio e a minha família. em outra ocasião. é engraçado de verdade.)
me lembro de quando saiu aquele livro, "O Segredo". Eu sou leitora compulsiva e nunca critico o que não conheço, portanto, em uma tarde livre, sentei em um café desses de livraria e li o dito cujo. Na boa, aquilo era "segredo" pra quem?? tipo, eu já sabia. aliás, qualquer pagão (religião á qual pertenço) sabe que acreditar em vc mesmo, nos seus sonhos e nos pequenos milagres que a Mãe nos dá todos os dias só pode fazer bem.
mas me incomoda um pouco essa necessidade que as pessoas tem cada vez mais de se sentirem o tempo todo bem. Ou de acreditarem que tudo vai "dar certo" sempre. isso é impossível. é claro que a gente deve lutar pra sentir bem, ate pq estar triste ou puto da vida não é gostoso, e, assim como Lorde Henry, eu tb busco o prazer. mas de vez em quando, se sentir frustrado, irritado, desanimado, triste, ansioso, desesperado, faz parte da nossa condição humana. o problema é ficar o tempo todo desse jeito, ou não confiar em vc mesmo e na sua missão .
vejo muita gente que acha que calmante e antidepressivo são remédios pra tudo. já vi receitarem antidepressivos para alguém que tinha acabado de perder o grande amor de sua vida após um longo e desgastante tratamento de saúde (que infelizmente não pode salvá-la). na minha humilde opinião, alguém que enterrou a esposa há uma semana não está deprimido, está triste, e com razão. depressão, até onde eu sei, é um estado de tristeza sem causa aparente, ou com causa , mas que dura mais de dois anos. o que aconteceu com a tradição do luto que durava seis meses?
ja quiseram me dar calmante pra tudo. minha família e alguns conhecidos me consideram uma pessoa "geniosa" e "difícil". correndo o risco de soar arrogante, eu digo que não sou assim. sou bem-humorada 90% do tempo, o problema é que não escondo se estiver irritada.
Acho que se sentir mal não faz vc "pensar negativo". a diferença toda está em como vc encara isso. se encarar tendo a certeza de que, pode demorar, mas vai passar, e que vc pode voltar a se sentir bem, não tem problema nenhum. reprimir as emoções ruins não é saudável. se vc as sente, elas vão embora, libertas. se reprimir, elas podem ate causar doenças, ficando escondidas em vc.
e acho também que, de vez em quando achar que tudo vai dar errado e duvidar de vc mesmo é humano, e pode até ser bom sob certos aspectos. afinal, tudo aquilo que a gente não questiona, a gente não tem certeza.
enfim, continuo achando que ter fé na vida, alegria, prazer em coisas simples, fé em vc mesmo e na sua missão só faz bem, faz a gente viver melhor. mas reprimir sentimentos, escolher palavras ou andar por aí repetindo mantras do tipo "eu me aprovo", tô fora.
Tb acho que o Bukowiski é o melhor exemplo de que o importante é acreditar em vc mesmo. o cara definitivamente não se preocupava em manter sua "energia positiva", e isso não o impediu de morrer completamente realizado. O Velho Safado jamais duvidou de sua vontade e capacidade de escrever.
(aliás, uma das frases dele de que mais gosto é "as pessoas não precisam de amor, precisam de sucesso". na verdade, não é "sucesso" naquele sentido yankee, de winners e losers, mas sim no sentido de conquistas, de ver seus sonhos realizados, ainda que eles pareçam tolos para as outras pessoas.)
outra coisa de que não gosto é essa história de "o universo conspira com vc". O Universo está muito ocupado existindo. ele não tem tempo para vc. quem tem que conspirar a seu favor é vc mesmo. se quiser uma mão pra te ajudar, vai encontrar no final do seu braço.
sabe aquela história de "a fé remove montanhas"? pois é, o pessoal esquece a pá. pra remover a montanha, tem que ter a fé, a montanha e pá! sem trabalho, suor, sacrifícios, luta e busca não se chega a lugar nenhum!
agora, lutar acreditando que vc tem as armas certas pra isso ajuda muito. e devemos ser sinceros nessa avaliação. se vc achar que não tem as armas certas, vá consegui-las. tudo na vida tem um preço. pra conseguir o que vc quer, vc deve pagá-lo. de preferencia, sem reclamar, já que vc pode escolher não pagar, certo? é por isso que não podemos culpar ninguém pelos nossos fracassos: só a nós mesmos!
o que me faz pensar em outra coisa, naquela "entidade" muito cultuada no meio artístico: o tal do "talento". isso não existe. o que existe é gente com um pouco mais de facilidade pra aprender uma determinada coisa. aliás, eu como professora afirmo que cada um tem uma habilidade, é só procurar direitinho. mas se vc quiser se dedicar a uma coisa na qual não é naturalmente "bom", basta se esforçar. aliás, de nada adianta ter "talento" se o mesmo não for desenvolvido.
penso tb a mesma coisa sobre a tal da "sorte".
na verdade, é dificil reconher que nossa felicidade e realização estao unicamente nas nossas mãos. é mais fácil achar que o universo, Deus, e a "energia" estão nessa com a gente. ou achar que a gente não conseguiu porque não teve "sorte" ou talento".
é claro que a Mãe as vezes testa a gente, e nos ajuda a servi-la onde ela nos quer servindo, e nem sempre onde nós achamos melhor. mas creia-me: ela quer seus filhos felizes: jamais vai dar a nenhum deles uma missão que o deixe infeliz.
mas agora, de repente me ocorreu que esse assunto não é importante, importante é que hoje é sexta feira e amanha tem pista do Vitinho no Bukowiski Bar. o Vitinho (ou DJ Operacional) é o único homem que eu conheço capaz de me dar orgasmos múltiplos sem me tocar.
e, em homenagem a ele, a citação de hoje é: "Enjoy the silence," Depeche Mode. pra perder a linha na pista não tem nada melhor...até o dia raiar! uhu! :)
2 comentários:
Um texto desenvolvendo o pensamento positivo, terminando com a animação para o dj do argasmo multiplo, isso sim que é pensamento positivo. gozar a noite toda!!!!!! :)
Puxa, quer dizer que meu mural com a foto de um Jaguar, para onde olho e penso "Eu terei um Jaguar" de nada vale?!?!!
Pensei que ia conquistar tudo sentada, de olhos fechados e acreditando que o universo está conspirando a meu favor!
Você jogou um balde de água fria nos meus planos.... Só falta agora, me dizer que eu preciso trabalhar para conquistar essas coisas! Prefiro a teoria do "Segredo" hahahahaha
Beijos da Prima "Adorável"
Postar um comentário